quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Comissão de Alocação das Aguas Lagoa do Arroz elege nova Diretoria e autoriza liberação de água para o rio cacaré

 27.08.2020


A Comissão Gestora de Alocação das Águas  do Açude Lagoa  do Arroz, se reuniu na manhã desta quinta-feira (27), por vídeo conferência, para eleição da Comissão Gestora, cujo mandato venceu no mês de julho de 2020.  Durante a reunião foi sugerido os nomes do Radialista Jocerlan Guedes para presidente e do Engenheiro da Aesa João Jácome Secretário, os quais foram eleitos por unanimidade por todos os integrantes da comissão de alocação. O mandato é de dois anos sendo para o biênio 2020/2022.  

Logo após a eleição, se discutiu a liberação de 1.000.000m3  (hum milhão) de metros  cúbico de água para o rio cacaré, para atender os moradores das comunidades, cacaré, varzea da ema, pereiros, São João do Rio do Peixe e Lagoa dos Estrelas no município de Sousa. A liberação está prevista no plano de Alocação das águas 2020/2021. Onde está autorizado pela ANA uma liberação de 2 milhões, que será coordenada pela Comissão Gestora, que tem os órgãos: DNOCS, AESA, CBHPPA e ANA, que farão o acompanhamento e fiscalização. 

Nesta primeira liberação será feita uma liberação de 200 lts/s, que atenderá a demanda dos ribeirinhos. Ficou também determinado que não será aceito o uso de dragas ou bombas potentes retirando água do rio durante a liberação, e que todo o percurso da água será acompanhado, para verificar se há barramentos no leito do rio.

O Presidente da Comissão Gestora e Alocação de Águas de Lagoa do Arroz, Jocerlan Guedes agradeceu aos membros da comissão, por reconduzir mais uma vez a presidencia. Jocerlan Guedes está a frente da comissão desde ano de 2011, e tem sido bastante elogiado pelo seu trabalho. Durante os seu agradecimentos parabenizou o Secretário João Jácome da AESA, pelo seu nome também ser homologado por todos os membros, e agradeceu a Dodô da serragem pelo sua contribuição como secretária durante 9 anos. Uma nova reunião deverá acontecer após as eleições deste ano, para avaliar a situação hidrica do açude Lagoa do Arroz que se encontra hoje com 46,5 milhoes de metros cúbicos.

Jocerlan Guedes

Nenhum comentário: