15.09.2020
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, foi diagnosticado nesta 2ª feira (14.set.2020) com covid-19.
A informação foi confirmada pela assessoria da Corte. Aos 67 anos, Fux buscou serviço médico no Rio de Janeiro ao apresentar aumento de temperatura corporal.
De acordo com a assessoria do STF, a suspeita é de que o chefe do Judiciário contraiu a doença causada pelo novo coronavírus em almoço de confraternização familiar no último sábado (12.set). O ministro seguirá os protocolos de saúde e ficará em isolamento pelos próximos 10 dias.
Mesmo doente, o ministro deve conduzir sua 1ª sessão de julgamentos à frente da Suprema Corte na próxima 4ª feira (14.set). Deverá fazê-lo por videoconferência. Depois de curado, Fux deve comandar os julgamentos direto do plenário. Caso o ministro não possa conduzir os trabalhos, caberá à vice-presidente do STF, ministra Rosa Weber, levar adiante.
Mais cedo, Luiz Fux havia cancelado sua 1ª sessão como presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para se submeter ao exame que confirmou que ele contraiu a covid-19. Ele apresentaria os planos para sua gestão.
Contato com autoridades e ministros
O novo presidente do Supremo tomou posse no cargo em 10 de setembro em cerimônia na sede do tribunal, em Brasília. Na ocasião, esteve próximo de autoridades, como o presidente da República, Jair Bolsonaro –que já teve covid-19; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) –também já havia tido a doença; e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Antes, Fux esteve também esteve presencialmente no plenário STF em 9 de setembro, no último dia de seu antecessor, o ministro Dias Toffoli, como presidente da Corte. Na ocasião, foi visto aglomerado dentro de 1 elevador com Bolsonaro, Toffoli e outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário