segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Prefeitura de Lucena diz que recomendação dada a técnica foi para vacinar 'todos do público-alvo' contra covid-19

 17.01.2022


A Prefeitura de Lucena se manifestou nesta segunda-feira (17), através de nota, informando que a recomendação feita à técnica de enfermagem foi a de "aplicar a vacina em todos do público-alvo da campanha, e não em crianças como a técnica relatou em seu depoimento". A nota foi veiculada após depoimento da técnica de enfermagem responsável pela vacinação indevida de crianças em uma comunidade na cidade de Lucena.

De acordo com a nota, a informação da técnica de enfermagem não se justifica porque as doses de vacina contra a covid-19 para crianças não haviam sido enviadas para o município.

A prefeitura comentou ainda a informação de que não teria recebido treinamento para atuar com a vacinação contra covid-19. "Em sua fala, ela alega não ter recebido a capacitação, mas diz que houve um curso online e que não compareceu porque estava acompanhando a mãe no hospital", segundo o texto recebido pelo ClickPB. 

Conforme apurou o ClickPB, a técnica de enfermagem disse em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) que recebeu ordem da chefe de imunização Karina Rocha para "vacinar todos" porque o lote "estava para vencer". Logo após a denúncia da aplicação indevida dos imunizantes vir à tona, a técnica foi afastada do cargo. Nesta segunda-feira (17), o secretário de Saúde de Lucena foi exonerado da pasta. O Ministério Público Federal investiga o caso para tomar as devidas providências.

Na última sexta-feira (14) o ClickPB repercutiu a denúncia de uma mãe de que várias crianças em uma comunidade de Lucena haviam sido vacinadas contra covid-19 com doses que deveriam ser destinadas a adultos. Para piorar a situação, no sábado (15) foi descoberto que os imunizantes aplicados estavam fora da validade.


NOTA

A Prefeitura Municipal de Lucena, vem através desta, esclarecer matéria veiculada em alguns portais sobre depoimento da técnica de enfermagem que aplicou as doses de vacina contra Covid para adultos em crianças. Para que se estabeleça a verdade, é preciso deixar bem claro, que a recomendação da coordenação da vacinação foi de aplicar a vacina em todos do público-alvo da campanha, e não em crianças como a técnica relatou em seu depoimento. Tal afirmativa da técnica de enfermagem não se justifica, tendo em vista que as vacinas pediátricas sequer tinham sido aprovadas e enviadas para o município.

Outro ponto que precisa ser esclarecido a partir do próprio depoimento dado pela técnica de enfermagem ao Ministério Público diz respeito ao treinamento. Em sua fala, ela alega não ter recebido a capacitação, mas diz que houve um curso online e que não compareceu porque estava acompanhando a mãe no hospital.

Por fim, a Prefeitura reforça o compromisso com a população e segue acompanhando o caso e dando o suporte para o que for necessário.

Nenhum comentário: