Tudo pronto para a primeira edição do API INOVA, evento que será realizado pela Associação Paraibana de Imprensa (API) na cidade de Cajazeiras, na noite desta sexta-feira (29), a partir das 19h, no auditório da OAB. O evento faz parte das comemorações dos 90 anos da API e tem o objetivo principal de discutir novas tendências da comunicação no rádio, sites, TV e redes sociais, além de capacitar os profissionais da área.
Na programação consta uma mesa redonda que vai reunir “os meninos do Sertão” Gutemberg Cardoso, Josival Pereira (ambos de Cajazeiras) e Ruy Dantas (natural de Sousa), que fizeram história na radiofonia paraibana quando saíram do Sertão para comandar programas de rádio na capital João Pessoa. Quem mediará essa palestra, intitulada “O rádio tradicional para o digital”, será o jornalista Heron Cid, da Rede Mais, que também migrou do Sertão (da cidade de Marizópolis) para se destacar na capital.
Outro nome que estará no evento será o engenheiro de software e consultor de tecnologia especializado em sites de notícias João Gabriel, que trará uma palestra com o tema “Da ideia à realidade: como publicar, manter e rentabilizar seu site de notícias”.
O jornalista Gutemberg Cardoso destaca que a mesa redonda com “os meninos do Sertão”, além de um momento que promete descontração, será importante para compreender as transformações que os profissionais do rádio tradicional estão vivenciando na era digital online.
“Eu acredito que nós vamos fazer um bom debate, um bom bate-papo de histórias e de tecnologias, dessas novidades que tem no radio no momento. Nós começamos no rádio, mas as tecnologias que nos foram colocadas possibilitaram muitas coisas novas, e é sobre isso que nós vamos, amanhã, conversar com os parceiros do Sertão, estamos empolgados”, disse Gutemberg.
Josival Pereira ressalta que é cada vez mais necessário o debate sobre os desafios que o jornalismo está enfrentando nas redes sociais. “A internet democratizou a informação, e isso foi um ganho fantástico. Eu lembro que há algum tempo, a notícia tinha dono. Os donos dos veículos de comunicação dominavam a notícia, seguravam a notícia, davam quando fosse interessante. Hoje a notícia não tem mais dono, ninguém consegue segurar uma notícia na gaveta, e isso deve-se à internet. Mas aí vieram as redes sociais e misturou tudo, porque elas fazem um tipo de comunicação que não apura a notícia, às vezes ela não tem veracidade, apareceram as fake news, que é uma praga da informação, e isso é um debate muito grande. Onde é que começa essa história da comunicação livre da internet e onde é que começa o jornalismo? Como é que separa o joio do trigo? Então, esse debate é extremamente significativo nesse momento”, falou Josival.
O jornalista e presidente da Amidi, Heron Cid, que vai mediar a mesa redonda, falou da sua honra em estar ao lado de três pilares da comunicação paraibana. “Vai ser uma partilha daquilo que vivemos. Eles, obviamente, com muito mais histórias para contar, com muito mais experiências acumuladas ao longo das trajetórias brilhantes que fizeram desde o rádio de Cajazeiras e Sousa. Eu sou fruto dessa escola e vou ter a grata satisfação de estar mediando, conversando junto com eles, sobre essa transição muito clara que o rádio tem vivido e as mudanças tão bruscas em tão pouco tempo. A procura rápida pela participação mostra que estamos vivendo essa inquietação, essa ebulição; todo mundo, de alguma forma, querendo se adaptar, recomeçar e aprender junto, porque ninguém tem fórmula pronta. O que vamos discutir lá é exatamente esses aprendizados que nós estamos tendo que viver com as coisas acontecendo”, frisou Heron.
O jornalista Marcos Wéric, presidente da API, garante que está tudo pronto: “Vai ser um passeio pela história da radiofonia da Paraíba e também ensinamentos de como trabalhar com esse novo momento do rádio que agora, além de som, também é imagem através das redes sociais. Vai ser uma noite de muito aprendizado e confraternização com os colegas do Sertão”, disse Wéric.
Nenhum comentário:
Postar um comentário