quarta-feira, 10 de abril de 2024

SES estranha denúncia de Jr. Araújo e desconhece furto de leite materno em Cajazeiras; confira nota de esclarecimento

 10.04.2024


A Secretaria de Saúde da Paraíba, emitiu nota de esclarecimento e desconhece qualquer indício de furto de leite humano do Banco de Leite da Maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras. 

Nesta terça-feira (9), o deputado Júnior Araújo (PSB) fez um pedido de informações ressaltando a importância de obter informações oficiais para esclarecer o destino do leite humano “furtado”, que era destinado ao suprimento das necessidades dos recém-nascidos na maternidade. 

Segue a nota

Foi prescrito pela pediatra aos bebês gemelares da cidade São José de Piranhas, com prematuridade, refluxo gastro esofágico, histórico de pneumonia por broncoaspiração e com intolerância à formulas infantis, o leite humano como a melhor opção de alimentação considerando o estado clínico deles. 

A mãe, junto as orientações do banco de leite humano de Cajazeiras, mobilizou doadoras exclusivas de leite materno para seus bebês, pela impossibilidade momentânea de alimentar exclusivamente os filhos.

Em conformidade com o Ministério da Saúde, que contra indica a amamentação cruzada, as doadoras foram orientadas a ter o leite materno pasteurizado no banco de leite e ofertado posteriormente aos bebês em domicílio, de acordo com as orientações da rede brasileira de bancos de leite humano.

É importante salientar que a modalidade de DOAÇÃO EXCLUSIVA obedece aos critérios da Rede Brasileira de Bancos de Leite humano, onde se retira 10% do volume total doado para abastecimento do estoque da unidade, sendo os 90% restantes destinados a entrega para a doadora original.

A SES destaca ainda que o Banco de Leite Humano de Cajazeiras possui seguridade de estoque para suas unidades vinculadas e ainda transfere excedente de estoque para todo o estado da Paraíba. Com mais de 40 doadoras ativas mensalmente, 2 postos de coleta ativos e o volume médio de 70 litros doados por mês, executam sua função de importante equipamento de saúde para atenção materno infantil da região.


Nenhum comentário: