segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Depois de xingar Musk, Janja cancela participação em evento .

 18.11.2024


A primeira-dama Janja Lula da Silva desistiu de participar do Global Citizen Now, evento paralelo ao G20, realizado neste domingo (17.nov.2024) no Rio, depois de ter xingado o bilionário norte-americano Elon Musk no sábado (16.nov.2024). A declaração repercutiu mal no governo brasileiro e foi criticada pela oposição. Janja seria uma das palestrantes no evento, organizado pelo governo brasileiro em parceria com a presidência do G20 e a Global Citizen, uma organização internacional de educação e defesa do combate à pobreza extrema e em prol da justiça social.

Janja seria uma das palestrantes no evento, organizado pelo governo brasileiro em parceria com a presidência do G20 e a Global Citizen, uma organização internacional de educação e defesa do combate à pobreza extrema e em prol da justiça social.

A primeira-dama participaria de um painel com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e líderes do setor privado.

Poder360 procurou a assessoria da primeira-dama, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para eventual manifestação.

Entenda o caso

A primeira-dama Janja Lula da Silva disse neste sábado (16.nov.2024) que não tem medo do dono do X (ex-Twitter), o bilionário sul-africano Elon Musk, e mandou ele “se foder”, em inglês. A fala se deu durante o  Cria G20, um hub de produtores de conteúdo que integra a programação paralela da Cúpula.

Assista ao momento (58s):

“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, declarou. Na sequência, Janja é aplaudida e pode-se ouvir gritos na plateia.

Assista à fala completa de Janja (1min51):

A fala da primeira-dama foi improvisada. Ela estava na plateia enquanto painelistas, dentre eles o influenciador Felipe Neto, discutiam o tema. Segundo ela, esse era uma dos painéis mais importantes do evento. Janja também defendeu a regulamentação das redes sociais. “Se não fizermos essa discussão de forma global, nós não vamos conseguir vencer. Não adianta a gente ter leis no Brasil –e que tá difícil de acontecer, a gente sabe dos empecilhos –se a gente não discutir essa questão de forma global. […] Não adianta nada fazer isso e os EUA chegar e ‘não vamos fazer'”, afirmou.

Logo depois da fala, houve um ruído no som e Janja brincou com o nome do empresário. “É o Elon Musk”, disse, afirmando novamente que não tinha medo dele.

Musk, dono do X (antigo Twitter), reagiu ao xingamento ainda no sábado“LOL”, escreveu na plataforma, usando o acrônimo em inglês para “laughing out loud” (rindo muito alto, em tradução livre). A manifestação de Musk foi em resposta a uma publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). “Janja da Silva, esposa de Lula, acabou de dizer ‘foda-se, @elonmusk’ durante o painel social do G20. Esta é a esquerda ‘tolerante'”, escreveu o parlamentar.

Em outro post, respondendo ao portal europeu Visegrád 24, que também compartilhou o vídeo do momento, Musk escreveu “Eles vão perder a próxima eleição” e finalizou com emojis de riso. “Em breve”, respondeu o portal.

AVALIAÇÃO DE JANJA

Pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024 mostra que ficaram estáveis os indicadores sobre o despenho da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, 57 anos. Quase não houve mudança em relação ao que o PoderData havia registrado há 5 meses.

Dentre os 83% de eleitores que dizem conhecer Janja “bem” ou “de ouvir falar”, 30% aprovam a atuação da primeira-dama no governo de seu marido, Luiz Inácio Lula da Silva, 78 anos.

Nesse mesmo estrato, a maior parte dos entrevistados (47%) declara desaprovar a atuação de Janja. Outros 22% não souberam responder.

Os dados do PoderData indicam que o protagonismo da primeira-dama no cotidiano do Planalto tem sido mais negativo do que positivo.

Nenhum comentário: