11.11.2024
Passadas as refregas das eleições municipais em todo o país, os políticos se voltam agora para o pleito de 2026, já articulando chapas, candidaturas e coligações. Tanto para cargos executivos, quanto para os cargos legislativos. Nesta última seara, Cajazeiras, assim como outros municípios, são sempre invadidos por políticos de outras cidades e até outras regiões, querendo captar votos entre seus eleitores.
Talvez por isso, Cajazeiras há muito tempo não conte com um deputado federal em Brasília. São votados na terrinha políticos de todos os quadrantes, menos do município. Alguns, como Aguinaldo Ribeiro, retribuem os votos que lhes são atribuídos e destinam emendas e investimentos para Cajazeiras. Outros, mal agradecem os votos e somem novamente, para voltarem quatro anos depois pedindo votos.
O mais recente caso é o do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, que colocou olho grande em cima de Cajazeiras. Anunciou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2026 e disse que quer ser o representante, também, da terra do Padre Rolim na Câmara dos Deputados.
Obviamente que é um direito seu, mas porque tanto interesse em Cajazeiras? Bem, com certeza não é preocupado com o bem-estar de sua população, mas sim de olho nos votos. Cajazeiras é uma cidade-polo que aglutina em torno de 15 municípios. Caixa de ressonância na região do Alto Piranhas.
Mais do que isso. É uma cidade que vem crescendo a olhos vistos, com os oito anos de Zé Aldemir que equilibrou as contas do município, preparando a terra da cultura para alçar voos altos mais altos na futura gestão de Corrinha Delfino. Com um polo de educação e um comércio forte, Cajazeiras tem tudo para se tornar referência também no turismo e em desenvolvimento econômico, talvez até superando Sousa. Daí, não é de estranhar ver tantos políticos de fora de olho no nosso quinhão eleitoral.
Mas será que sua população vai ignorar os candidatos da terra para apostar em nomes de fora? Já aprendemos demais a lição quando não demos a Edme Tavares (foto) o valor que ele merecia por tanto amar essa terra de forma sincera, e não eleitoreira. Enquanto deputado federal, Edme não deixou de trazer obras e ações para essa terra. Morreu sendo ignorado por essa terra e o resultado todos vimos.
Temos aí Zé Aldemir anunciando sua pré-candidatura a deputado federal, respaldado por oito anos de administração e a eleição de sua candidata no pleito deste ano. Tolstói já dizia que “cante sua aldeia e será universal”. Cajazeiras precisa valorizar sua aldeia, seus nomes e seus valores, para crescer cada vez mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário