04.02.2026
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano, que será localizado no município paraibano onde o pai do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é prefeito. O texto foi o primeiro encaminhado ao Congresso neste ano pelo governo federal e prevê o desmembramento do Instituto Federal da Paraíba, com sede da nova reitoria em Patos, base eleitoral de Motta.
A proposta apresentada pelo Planalto foi incorporada a um projeto que cria cargos para os ministérios da Educação e da Gestão, e agora segue ao Senado.
No plenário, Motta classificou a criação do instituto federal no sertão da Paraíba como uma conquista para a região “pobre e esquecida”. Nabor Wanderley (Republicanos), pai do deputado, foi reeleito prefeito de Patos e busca espaço na disputa ao Senado em 2026.
O presidente da Câmara também agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), pelo projeto. A proposta analisada nesta terça-feira teve como relator o deputado Átila Lira (PP-PI), e votação simbólica.
– Sempre lutei para que minha região pudesse ter sua instituição de ensino técnico e superior – afirmou Motta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário