16/10/2010:
A perfuração do túnel suíço de São Gotardo, o mais longo do mundo, com 57 Kms, chegou ao final nesta sexta-feira. A obra fica sob os Alpes desde o Norte, no cantão suíço-alemão de Uri, e vai até o cantão suíço-italiano de Tessino.
Uma grande cerimônia, com participação de mil de pessoas, entre autoridades, moradores da região e os próprios trabalhadores, foi realizada para celebrar a conclusão da etapa simbólica na construção da ferrovia que será aberta ao tráfego em 2017.
Após a bênção dada ao projeto por um sacerdote católico e um pastor protestante, a máquina responsável por perfurar a rocha começou a funcionar do lado norte para furar os últimos 180 centímetros que o separavam do túnel do lado sul. Cerca de 20 minutos depois, em meio a aplausos, a parede rochosa foi derrubada.
Depois, os mineradores procedentes do sul subiram por uma passagem e saíram do outro lado para encontrar seus colegas do norte. O encontro selou o final simbólico da primeira fase de um longo projeto que já desbancou o túnel de Seikán (Japão), de 54 quilômetros, como o mais longo do mundo, e que terá um grande efeito no meio ambiente ao trocar caminhões por trens para transportar grande parte das mercadorias.
Com duas entradas, está previsto que, pelo menos, 300 trens de passageiros e mercadorias passem a cada dia pelo túnel, um novo percurso que reduzirá para duas horas e 40 minutos a conexão Zurique-Milão, uma hora a menos que o tempo atual.
Uma grande cerimônia, com participação de mil de pessoas, entre autoridades, moradores da região e os próprios trabalhadores, foi realizada para celebrar a conclusão da etapa simbólica na construção da ferrovia que será aberta ao tráfego em 2017.
Após a bênção dada ao projeto por um sacerdote católico e um pastor protestante, a máquina responsável por perfurar a rocha começou a funcionar do lado norte para furar os últimos 180 centímetros que o separavam do túnel do lado sul. Cerca de 20 minutos depois, em meio a aplausos, a parede rochosa foi derrubada.
Depois, os mineradores procedentes do sul subiram por uma passagem e saíram do outro lado para encontrar seus colegas do norte. O encontro selou o final simbólico da primeira fase de um longo projeto que já desbancou o túnel de Seikán (Japão), de 54 quilômetros, como o mais longo do mundo, e que terá um grande efeito no meio ambiente ao trocar caminhões por trens para transportar grande parte das mercadorias.
Com duas entradas, está previsto que, pelo menos, 300 trens de passageiros e mercadorias passem a cada dia pelo túnel, um novo percurso que reduzirá para duas horas e 40 minutos a conexão Zurique-Milão, uma hora a menos que o tempo atual.
Fonte: Click PB
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