Nova draga deve chegar a cidade portuária em um período de 60 dias
Em audiência nesta quinta-feira, 15, com o ministro secretário nacional dos Portos, Leônidas Cristino, o senador Wilson Santiago encaminhou reivindicações dos trabalhadores do Porto de Cabedelo a respeito de obras relativas à dragagem e aumento do calado, permitindo a atracação de navios maiores. O ministro garantiu que em 60 dias uma nova draga, de maior potência que a anterior, estará chegando ao local, para complementação do trabalho.
Segundo o problema levantado pelos trabalhadores, e confirmado pelo ministro, a draga anterior tinha capacidade insuficiente, ainda mais prejudicada por conta das rochas a serem removidas no Porto. Para a ação, segundo o ministro Leônidas Cristino, estão sendo alocados cerca de R$ 50milhões. Está previsto, também, a implementação do Projeto do Terminal de Múltiplo Uso.
O ministro informou, ainda, que está em processo final de elaboração o Plano Nacional de Logística Portuária, no qual estão previstas ações importantes para o Porto de Cabedelo. O PNLP é, de acordo com Leônidas Cristino, significa a concretização da retomada do processo de planejamento dos portos brasileiros, de forma sistêmica e integrada, que possa ser determinante na tomada de decisões do setor público e indicativo para as do setor privado.
O Plano envolve as ações voltadas à expansão e adequação da capacidade portuária nacional, à clara definição das atribuições e dos papéis institucionais dos entes envolvidos nas atividades portuárias e à melhoria da eficiência da gestão dos portos nacionais. São, portanto, objetivos principais do PNLP:
: Da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário