O
governador Ricardo Coutinho defendeu nesta segunda-feira (13), em Cajazeiras, a
aprovação do anteprojeto apresentado pelo Governo do Estado para realização de
uma 3ª entrada da transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba pelo
Vale do Piancó. A defesa do projeto foi feita durante a autorização da
contratação dos serviços para a construção das adutoras de Cajazeiras,
Nazarezinho e Sousa.
O anteprojeto complementar da transposição foi apresentado no mês de dezembro pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia junto ao Ministério da Integração Nacional. O órgão federal está analisando a proposta que consiste na execução de um canal ligando o Eixo Norte a Barragem do Condado, em Conceição, ao Rio Piancó e a Coremas Mãe D´Água. A obra, orçada em R$ 180 milhões, beneficiará os 18 municípios do Vale do Piancó.
Ricardo Coutinho ressaltou que o canal terá uma extensão de 29 km com uma vazão de, no mínimo, 3 mil metros cúbicos por segundo. Volume este que deverá garantir a segurança hídrica para uma população superior a 155 mil habitantes em uma região da Paraíba bastante atingida pela estiagem.
O governador lembrou ainda que tratou sobre a obra com a presidente Dilma Rousseff em sua última vinda à Paraíba, no ano passado, e ela aprovou a ideia, recomendando a apresentação do projeto. "O projeto já está no Ministério da Integração e, assim que recebermos um sinal verde, vamos licitar a obra que dará a Paraíba a condição de estado do Nordeste mais beneficiado com a distribuição das águas do Rio São Francisco", comentou Ricardo.
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário