Nasceu na tarde desta quinta-feira (26) no Materno Infantil na Cidade de Sousa uma criança diagnosticada com microcefalia.
A informação foi do médico, Dr. Zé Célio de Figueiredo que acompanhou a paciente, e descobriu o caso numa ultrassonografia realizada no dia anterior. E durante o parto nesta quinta-feira, a confirmação real do diagnostico.
O médico Dr. Zé Célio relatou que o caso já foi comunicado as autoridades da Secretaria de Saúde do Estado e do Município de Sousa.
O caso registrado na Cidade de Sousa pode ter associação com o Vírus da Zika. “No terceiro mês de gestação, a paciente teve sintomas da doença viral. Vamos estudar o caso, porque pode ter ligação”.
Dr. Zé Célio que é obstetra relatou que uma médica em Campina Grande ao observar registro de vários casos de microcefalia com seus pacientes, colheu material orgânico, e encaminhou a São Paulo, e constatou que os casos tinham ligações com o Vírus da Zika que chegou ao Brasil ano passado no período da Capa pelo Estado da Bahia.
- Antes tínhamos casos, mas agora, temos dez vezes mais incidências de microcefalia, o que de fato pode ter relações com o vírus da zika. Essa incidência está em estudo, completou o médico.
Sem querer dá muito detalhe da vida da paciente, Dr. Zé Célio revelou apenas que a criança nasceu bem, porém com a má formação craniana, e que será agora acompanhada por especialista no assunto.
- A nossa maior preocupação agora são com outras pacientes que por ventura tiveram contagio com o Vírus da zika neste período de gestação, finalizou.
A Paraíba está entre os estados campeão no Nordeste com casos registrados de Microcefalia, que já ultrapassam os 110 diagnósticos comprovados pela Secretaria de Saúde do Estado. A maior incidência é o Pernambuco.
@folhadosertao
Nenhum comentário:
Postar um comentário