sexta-feira, 22 de março de 2024

Nova presidente do TRE anuncia incentivo a servidores e novas urnas para eleições

 22.03.2024


A desembargadora Agamenilde Dias foi empossada oficialmente, na tarde desta quinta-feira (21), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), assumindo o lugar da desembargadora Fátima Bezerra. A cerimônia aconteceu na sede da Corte Eleitoral, no Tambiá, em João Pessoa, e contou com a presença do senador Veneziano Vital (MDB) e do governador João Azevêdo (PSB).

A magistrada foi eleita presidente da Corte Eleitoral nas eleições que ocorreram no dia 11 deste mês. O principal desafio à frente do TRE-PB será as eleições municipais em outubro deste ano. Agamenilde Dias apontou a necessidade de modernizar a estrutura para o pleito, com novas urnas eletrônicas e utilização de inteligência artificial nas análises.

Serão mil urnas eletrônicas emprestadas do Distrito Federal a Paraíba nestas eleições. O principal motivo é o ano de fabricação dos equipamentos, mais novos que os da Paraíba, máquinas fabricadas a partir de 2013.

Um dos principais focos no discurso de Agamenilde Dias foi a valorização aos servidores do TRE-PB. Além da incorporação de mais tecnologias na dinâmica de trabalho, a presidente quer criar mais ações para fomentar o interesse do servidor e identificar aqueles que não se empenham completamente.

“Desenvolver e aplicar estratégias de motivação dos servidores, que é o maior patrimônio de qualquer instituição. Premiar boas práticas, com prêmios de eficiência das zonas eleitorais, programa de reconhecimento e valorização de servidores da área da Tecnologia da Informação. No controle e fiscalização, recomposição da força de trabalho, identificando servidores em situação de acomodação e baixa produtividade, que já foi bem iniciado pela desembargadora Fátima Bezerra”, discursou Agamenilde.

Composição do TRE-PB para as Eleições 2024

– Presidente: Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas
– Vice-presidente e corregedor: Oswaldo Trigueiro do Valle Filho
– Juiz de direito titular: José Ferreira Ramos Junior
– Juiz de direito titular: Fábio Leandro de Alencar Cunha
– Jurista titular: Maria Cristina Paiva Santiago
– Juiz federal titular: Bruno Teixeira de Paiva
– Jurista suplente com assento na Corte: Francisco Glauberto Bezerra Júnior
– Procurador titular: Renan Paes Félix
– Diretora-geral: Andréa Ribeiro de Gouvêa

Conheça Agamenilde Dias

Natural do município de Bonito de Santa Fé, a magistrada será a terceira mulher a presidir a Corte Eleitoral da Paraíba. A desembargadora Agamenilde Dias ingressou na magistratura estadual em abril de 1992. Ela exerceu jurisdição nas unidades de Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Bayeux. Foi juíza substituta na Comarca de João Pessoa e titular da 5ª Vara de Família da Capital.

Em dezembro de 2022, a então juíza Agamenilde Dias foi escolhida desembargadora pelo Tribunal de Justiça e, em março de 2023, foi indicada pela Corte do TJPB como membro efetivo do TRE-PB, na categoria desembargadora, assumindo o cargo de vice-presidente e corregedora.

MaisPB

Nenhum comentário: