21/09/2011
O novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) - na vaga aberta com aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar - será escolhido nesta quarta-feira (21). Entre os postulantes está o deputado federal da Paraíba, Damião Feliciano. O paraibano é um dos oito candidatos a vaga.
Apesar da disputa está polarizada entre Ana Arraes (PSB) e Aldo Rabelo, nos bastidores do Congresso Nacional o nome do deputado Damião Feliciano (PDT) vem sendo cotado como surpresa. A aceitação e as articulações de última hora ainda podem dar ao paraibano a vitória na corrida pela vaga do TCU.
No páreo, além do deputado paraibano Damião Feliciano (PDT) estão: Ana Arraes (PSB-PE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Átila Lins (PMDB-AM), Milton Monti (PR-SP), Vilson Covatti (PP-RS), Sérgio Brito (PSC-BA), além do técnico do TCU Rosendo Severo.
Nas últimas semanas, broches em apoio à candidatura da deputada pernambucana Ana Arraes (PSB) foram distribuídos no Congresso. A pernambucana desponta como a favorita ao posto.
Pelo Decreto Legislativo da Câmara (Nº 6/1993) que regulamenta a escolha de ministros do TCU, a data da votação deveria ter ocorrido há algum tempo, já que aposentadoria de Ubiratan Aguiar foi formalizada ainda no início de julho. Contudo, mas do que artigos e incisos foi preciso vontade política para deflagrar a oficialização da disputa.
De acordo com os coordenadores da candidatura de Ana Arraes, essa foi, "sem dúvida, a melhor semana da campanha". A desistência do petista Sérgio Carneiro e "encontros decisivos" teriam "consolidado definitivamente Ana Arraes na disputa.
O principal adversário de Ana na disputa pela vaga do TCU, segundo observadores do Congresso, é mesmo o comunista Aldo Rebelo, ex-presidente da Câmara.
Pbagora
Nenhum comentário:
Postar um comentário