quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cajazeiras e região se mobiliza para defender a construção de Hospital Federal

29/01/2014


    O Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC),articulou, juntamente com outras forças representativas da sociedade civil organizada, um forte movimento denominado “Acorda Cajazeiras”, visando respaldar a luta da UFCG de adesão ao modelo de gestão proposto pelo MEC para administração dos hospitais universitários, o que repercutirá, decisivamente, na construção de um novo hospital federal na terra do Padre Rolim.


    Segundo o MAC, os recursos na ordem de R$ 168 milhões para construção do hospital de Cajazeiras já estão assegurados, mas a UFCG precisa aderir à proposta do MEC para que os hospitais federais sejam administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Sem essa adesão, a cidade e a região podem perder esse importante investimento público na área de saúde.

    Para tanto, o MAC e as entidades como: SINDIBENS, CDL, UFCG, HUJB, Maçonaria, HRC, 9ª Gerência de Saúde, UPA, AMASP, Polícia Militar, Ministério Público Federal, entre outras estiveram reunidos em torno de uma cruzada junto com a toda a sociedade sertaneja em uma audiência pública, que aconteceu nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Cajazeiras.

    Com a presença do reitor Edílson Amorim, que na oportunidade primeiro concedeu uma entrevista coletiva a Imprensa local,e logo em seguida se deram os debates em torno de tão importante causa para a região sertaneja.

    Em sua fala o Reitor Edilson Amorim,  alertou para o prazo que  é de apenas 60 dias,onde a universidade tem para fazer a adesão e conseqüentemente assumir a folha do (HUJB), como determinou o Ministério Público Federal, garantindo assim os recursos para construção do novo hospital.

    Ao final dos debates algumas propostas foram colocadas em um documento para ser entregue ao reitor Edilson Amorim,onde será analisado em posterior reunião com os demais membros da UFCG.

    Veja algumas propostas: 

    Elaborar um documento da reunião a ser entregue ao reitor, e apresentado ao Conselho Universitário na próxima reunião em Campina Grande. 

    Criar uma comissão para participar da próxima reunião do colegiado do conselho. 

    Levar a discussão a todas as câmaras municipais dos 16 municípios da região, aumentando assim a força, e elaborando mais documentos.

     Levar a publicidade dos anseios da sociedade de Cajazeiras a Campina e João Pessoa através dos filhos da terra que lá militam na imprensa. 

    Convocar a imprensa falada e escrita de Cajazeiras para um engajamento maior na difusão das ideias.

     Antecipar a adesão a EBSERH através do reitor Edilson Amorim para inibir os protestos ocorridos em reuniões do conselho, Dentre outras. 

    A idéia principal foi de mobilizar toda a região em torno da realização de um sonho, que poderá tornar-se realidade.

    O Hospital Universitário do sertão paraibano.












    Fonte: alto sertao/diario da oeste

Nenhum comentário: