12.04.2022
Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 12 de abril, o Dia Internacional do Voo Espacial Humano
Em 12 de abril de 1961 aconteceu a viagem do cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço. Na ocasião, ele orbitou a Terra tornando-se o primeiro homem a atingir o feito.
Paz
Segundo a ONU, “este evento histórico trilhou o caminho para a exploração espacial, beneficiando toda a humanidade”.
O Escritório para Assuntos Espaciais, Unoosa, promove a cooperação internacional para o uso pacífico e exploratório do espaço, garantindo que as tecnologias espaciais continuem beneficiando diversos setores.
Para o Escritório, o Dia é uma oportunidade de destacar a contribuição da ciência e da tecnologia para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e garantir que o espaço seja utilizado apenas para fins pacíficos.
Benefícios
Desde o início da era espacial, as Nações Unidas reconheceram que o espaço sideral acrescentou uma nova dimensão à existência da humanidade.
O setor agrícola, por exemplo, depende das informações de satélites para monitorar solos e eventos climáticos como secas e chuvas, informações essenciais para o sucesso das plantações e colheitas.
Já os satélites de comunicação enviam sinais de voz, vídeo e imagens, tornando possível, por exemplo, a transmissão de canais de televisão e a troca de informações pelos celulares.
Carta Magna
Reconhecendo o interesse comum da humanidade, a Assembleia Geral adotou sua primeira resolução sobre o tema, intitulada “Questão do Uso Pacífico do Espaço Sideral”, em 1958.
Em 10 de outubro de 1967, o Tratado sobre os Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Exterior, conhecido como a “Carta Magna do Espaço”, entrou em vigor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário