12.01.2024
Após fortes chuvas, açude em Conceição pega cheia e rompe no Vale do Piancó. Só na madrugada desta quinta-feira, mais de 200 milímetros de chuva foram registrados. Na última medição realizada pela AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas), o açude Roçado, que pertence à Bacia do Piancó, estava com apenas 69,37% da sua capacidade máxima, que é de 798.969m³.
Moradores da região registraram em vídeo o rompimento, a vazão do açude e a quantidade de água que passou pelo meio da parede destruída. Também há imagens de peixes sendo arremessados para fora do açude pela força da água.
Ao mesmo tempo que a população comemora a chegada das águas, também contabiliza alguns prejuízos. Graças a cheia do rio, várias casas foram invadidas pela água depois que parte da estrutura de uma barragem cedeu, mas não há registro de pessoas feridas. Algumas famílias estão ilhadas.
O prefeito de Conceição, Samuel Lavor, editou em maio deste ano, uma medida revogando ato anterior que declarava a situação de emergência no município em decorrência da estiagem. A cidade é uma das 140 que também tem decreto estadual autorizado pelo governador João Azevêdo (PSB) por causa da “seca”.
Na época, o prefeito justificou “não mais subsistir os motivos que ensejaram a decretação de Estado de Emergência”, em face das fortes chuvas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dados do Departamento de Ciências Atmosféricas, da Universidade Federal de Campina Grande, mostram que Conceição apresenta um clima com média pluviométrica anual de 784,4 mm e temperatura média anual de 25,9 °C.
Além do Roçado, a cidade possui mais quatro reservatórios monitorados pela AESA, todos na Bacia do Piancó. O primeiro açude é o Condado, que tem capacidade de 35.016.000 m³ e está com 28,72% do seu limite. O outro é o Video com capacidade para 6.040.264m³ e que atualnente está 78,94% cheio. Só o Açude Serra Vermelha ainda encontra-se em situação crítica, com capacidade para 11.801.173m³ de água, comporta atualmente apenas 628.755m³, ou seja, 5,33% de sua capacidade.
Até então, apenas dois açudes na Paraíba estavam sangrando, Poções e São José II, ambos da cidade de Monteiro.
Ainda no contexto estadual, 80 reservatórios estão com capacidade superior a 20% do seu volume total, 31 em observação (menor que 20% do seu volume total) e 22 em Situação Crítica (menor que 5% do seu Volume Total).
Os açudes que ainda estão em situação crítica estão localizados nas bacias do Alto e Médio curso do Rio Paraíba, Taperoá, Seridó e Espinharas.
O açude Bastiana e o Sabonete, em Espinharas, estão completamente secos. O São José IV, em São José do Sabugi, o Ouro Velho, em Ouro Velho, o Jeremias, em Taperoá também está na mesma situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário